Montalegre acolheu Campeonato Nacional de Salvamento por Cordas

Equipas de bombeiros e de resgate técnico de todo o país e de Espanha testaram, de 24 a 26 de outubro, as suas competências em técnicas de salvamento por cordas, num dos considerados mais desafiantes cenários verticais do território nacional, o Castelo de Montalegre.

A Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), em parceria com o Município de Montalegre, os Bombeiros Voluntários do Salto e os Bombeiros Voluntários de Montalegre, organizou o Campeonato Nacional de Salvamento por Cordas 2025, que decorreu de 24 a 26 de outubro, no Pavilhão Multiusos e centro histórico de Montalegre.

O Campeonato Nacional de Salvamento por Cordas além de uma competição “é um momento de aprendizagem, partilha e evolução, que promove a melhoria contínua das capacidades técnicas e de segurança de quem realiza operações de salvamento em altura e espaços confinados”, disse a organização.

Na cerimónia de abertura, Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre, considerou que “é uma honra acolher este evento que reúne os maiores especialistas em salvamento por cordas”. Nesse sentido, enalteceu o trabalho das equipas do concelho “pelo reconhecido desempenho nos vários episódios de resgate no Parque Nacional da Peneda Gerês”.

O momento ficou ainda marcado pela homenagem em memória de Óscar Barroso, o 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, que faleceu aos 52 anos vítima de doença prolongada.

O evento reuniu 10 equipas de diferentes regiões do país e da Catalunha, que competiram nas categorias Standard, Rápida, Complexa e Técnicas de Progressão Vertical (TPV), sendo avaliadas nas vertentes de Comando, Segurança e Execução Técnica. O programa integrou ainda uma Mesa Redonda subordinada ao tema “(Con)Corda(s) no Futuro?” que contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros e provas ao longo de sábado e domingo. Participaram as equipas (GRAE Bombers Generalitat (Generalitat de Catalunya); B.V.C. Espinho (BV Concelho Espinho); Hostais Dhores Gate; Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto; CBM Olhão; BV S. João da Madeira; Trauma Team Rope RSBLisboa (Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa); GSE Portimão (BV Portimão); Inox Vertical Team (Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra) e RSBL Rope Rescue Team (Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa).

As equipas enfrentaram provas que simulam situações reais de resgate vertical em ambientes urbanos e naturais, testando a rapidez, coordenação e segurança das operações, “pilares essenciais para garantir a eficácia das missões de salvamento e sempre de acordo com as melhores práticas internacionais, no intuito de constituir a próxima comitiva portuguesa que participará nos eventos internacionais da World Rescue Organisation”, disse ainda a ANSD, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver atividades de salvamento e desencarceramento, nomeadamente cursos de formação, workshops, conferências e eventos similares na área da prestação de socorro.

A World Rescue Organization (WRO) é uma organização mundial que promove e estimula o desenvolvimento dos conceitos globais de salvamento e desencarceramento, em paralelo com cuidados de emergência à vítima de trauma.

Foto: CM Montalegre


27/10/2025

Desporto